7 de abril de 2008

O aquàrio de escalares e o seu comportamento




"Pterophyllum scalare" vulgo "Escalar"como é conhecido, é considerado uma óptima opção para aquaristas tanto intermediários como experientes ou até mesmo para os iniciantes que já possuírem um mínimo conhecimento da área, isso talvez torne esse ciclídeo, um dos preferidos para habitar os aquários.
De porte elegante, principalmente na fase adulta é de enfeitiçar os olhos de qualquer um, rendendo-lhe o título de Príncipe dos Aquários.
Originário da Bacia amazônica, esse brasileiro pode ser encontrado com facilidade no seu habitat natural, preferindo águas não muito profundas, calmas e com rica vegetação. Pode chegar a 15cm e viver até 7 anos num aquário bem cuidado.
Por ser um peixe de cardume, dê preferência a um mínimo de 3 exemplares, pois se forem colocados ao pares, as brigas podem-se tornar frequentes.
Se o capacidade do aquário permitir, é possível manter um belo cardume das mais variadas cores, já que hoje em dia podem ser encontradas várias raças de escalares nas lojas, sendo elas, o marmore, o ouro, o palhaço, o negro, o zebra, o fantasma etc.
O aquário para o Escalar deve ter no mínimo 100L, com bastante vegetação, ele prefere pH levemente ácido e uma água não muito dura. Temperatura entre 26 e 28ºC.
Convive muito bem em aquários comunitários, contanto que seus companheiros não sejam agressivos, uma boa opção seriam pequenos caracídeos que não caibam na sua boca, alguns ciclídeos também pacíficos, peixes de fundo etc.
Sua reprodução não é difícil e pode até acontecer no aquário comunitário se um casal for formado.
O ideal é separar o casal, que se forma naturalmente, num aquário com uns 50L, a água deve estar igual a do aquário, temperatura em torno de 28 e 29ºC.
Cascalho e algumas plantas como Echinodorus, Valisnerias ou Anubias podem servir para o peixe depositar os ovos, para dar uma ajudinha, coloque uma superfície lisa quase na vertical para também servir de deposito de ovos, pode ser uma telha ou um tubo de PVC (geralmente os caisais adoram o PVC Negro) ou mesmo o vulgar cone de desova também usado para Discus. O casal procederá à limpeza do local escolhido e depositará os ovos lá para serem fertilizados pelo macho, e no caso de o casal ser protector, acabam por comer apenas os ovos não fecundados ou fungados,e abanando-os com as nadadeiras para evitar a proliferação de fungos. A eclosão ocorre após 36 ou 48 horas, mas continuarão presos nessa superfície por mais uns 3/5 dias altura em que ainda não necessitam de alimentação externa (alimentam-se apenas do "ovo"). Após estes dias quando começarem a nadar livremente alimente os alevins com artémia recém eclodida até cerca de um mês de idade, altura em que podem começar a alternar artémia congelada e flocos.
Fique sempre atento aos pais e os mantenha bem alimentados para que não devorem a postura. Podem passar a receber alimentação igual a dos adultos a partir dos 2 meses de idade.
A alimentação dos adultos consiste em ração industrializada, alimento vivo como artêmia, larvas de mosquito vermelhas e verduras como alface espinafre e pepino.



Nome científico: Pterophyllum scalare
Origem: América do Sul Amazónia
pH: 6,6 a 7,0
Temperatura: 27ºC
Dureza: 3 DH
Tamanho adulto: 15cm
Tamanho ideal do aquário: 100L
Alimentação: onívoro
Reprodução: ovíparo

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um Aqua de 1000 litros com 10 escalares.
Gostaria de lhe acrescentar um cardume de peixes. Já lá coloquei um cardume de 50 neons mas foram um festim para os Escalares. Que peixes de cardume posso adicionar ao aquário?
Cumprimentos e obrigado pela ajuda
Rui Costa

Anónimo disse...

Gosto tanto de Escalares que fui coleccionando juvenis de várias cores num aquário de 100 litros, plantado.
Às tantas dei conta do desaparecimento dos jovens Escalares, tendo ficado apenas dois, que instalei num aquário de cerca de 90 litros.
Com eles estão: um limpa-vidros e um caracol Helena.
Já fizeram duas posturas, na primeira eclodiram alevins...foram todos parar à barriga dos pais! Da 2ª vez comeram os ovos.
Um deles, que parece ser a fêmea, é quase três vezes maior que o outro e persegue-o, morde-lhe as barbatanas...e ele vive escondido, cheio de medo.
Gostava de colocar mais peixes neste aquário, que parece vazio, mas receio que acabem por ser comidos.

Maria Petronilho disse...

Olá, anónimo!
Aqui aconteceu exatamente o que descreves.
Tinha uma coleção de Escalares lindos! Dois deles mataram os outros todos.
Mudei-os para um aqua com cerca de 90 litros, mais alto que largo.
Fizeram criação três vezes, comeram a descendência e um deles é, pelo menos três vezes maior e mais colorido e corpolento que o outro.
Farta de ver o aqua "vazio", pedi conselho a um vendedor, que me aconselhou zebras (espero que aí tenham o mesmo nome) são riscadas, velozes e alegres mas... prateadas também!
Isto apaziguou o terror em que o maior Escalar mantinha o mais pequeno.
Falta cor! Adicionei dois Barbos Puntio Denisoni, dão-se bem. Ainda falta cor no aquário.
Ottos e Corridoras também, mas são tão discretos no meio da vegetação!
Não sei qual dos Escalares será macho ou fêmea.
Espero ter ajudado um pouco.

Unknown disse...

Eu contra todos os comentarios e sugestões de vendedores twnho no meu aquario...um peixe balao verde,8 neon,1botia palhaço sei que e melhor em cardume mas assim e mais calmo...lol..6 guppys femeas e 2 machos e 3 mollys negras e 5 cobrinhas khuli...ate a data ja la vao 7 meses nunca tive problemas com nada...todos dao se bem!!

Anónimo disse...

Bom dia
Gostaria de saber mais sobre a decoração para aquário para escalares nomeadamente o fundo.
Obrigado